quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Homens recorrem à cirurgias plásticas por motivos muito além da estética


A cada dez pessoas que fazem plástica, três são homens
 Por que cresceu esse movimento e o que eles estão procurando?


 Pesquisa do Instituto da Futura, realizada no final de março, verificou que 59,2% dos homens se consideram preocupados com sua imagem refletida no espelho e como são vistos pelos outros. A pesquisa também aponta que 41,1% dos entrevistados mudariam algo em seu corpo. De acordo com os dados, 6,2% dos entrevistados já fizeram alguma intervenção cirúrgica para melhorar a aparência.Cirurgia plástica não é mais apenas questão de estética. Existem pessoas que estão recorrendo ao bisturi para ascensão no mercado de trabalho.
De acordo com especialistas da Clínica STESIS, os procedimentos tradicionais, como a redução da gordurinha localizada no abdômen e a barriguinha de chope, estão dando lugar a outros inusitados:  próteses de silicone nas bochechas, panturrilhas e braços. Os  tradicionais são: Aumento e redução dos seios, nariz, pálpebras, queixo, papada, orelhas de abano, flacidez nos braços e cochas, entre outros.
As cirurgias plásticas também são recomendadas para quem teve uma perda muito grande de peso e a academia não irá resolver problemas como excesso de pele.

Jovens recorrem à cirurgia plástica cada vez mais cedo

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no ano passado foram realizadas 700 mil plásticas estéticas no país, sendo que os adolescentes (entre 14 e 18 anos) representaram 15% desse total, ou seja, 105 mil operados.

 Imperfeições no rosto e no corpo podem causar traumas e até prejudicar a vida social de muitas mulheres. Os padrões de beleza às vezes são os fatores principais para esse incomodo com o próprio corpo. Em entrevistas de emprego, festas, fotos, etc., existe o cuidado com as imperfeições e jeitinhos de minimizar o problema. Cirurgia plástica não é mais apenas questão de estética. Existem pessoas que estão recorrendo ao bisturi para ascensão no mercado de trabalho. 
 As jovens recorrem às agulhas para melhorar o visual, existem ainda muitas mulheres com medo de passar por cirurgias, que, de acordo com especialistas da Clínica STESIS são super rápidas e seguras.
Alguns procedimentos inusitados são as próteses de silicone em locais como bochechas, panturrilhas e braços. Os mais tradicionais são: aumento e redução dos seios, nariz, pálpebras, queixo, papada, orelhas de abano, flacidez nos braços e cochas, entre outros procedimentos.
As cirurgias plásticas também são recomendadas por médicos para quem teve uma perda muito grande de peso e a academia não irá resolver problemas como excesso de pele. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Menos oito centímetros de barriga em duas horas

“O DLA quebra a célula de gordura. Uma parte é excretada e a outra é consumida como fonte de energia pelo corpo”, explica o fisioterapeuta Dino Volpa, da Clínica Stesis, em São Paulo. Somadas as medidas da circunferência do abdome superior, abdome inferior e área ao redor do umbigo, o profissional garante que o tratamento reduz, no mínimo, oito centímetros de barriga nos pacientes em uma única aplicação.
A advogada Tamara Galina, de 30 anos, testou o tratamento – e ficou bastante animada com o resultado. Com um filho de quatro anos, ela já experimentou vários procedimentos estéticos, lipoaspiração e abdominoplastia. Mesmo assim, a falta de tempo e problemas de saúde a fizeram ganhar peso e uma barriguinha indesejada recentemente. O resultado: depois de duas horas de DLA, Tamara perdeu seis centímetros na circunferência do abdome superior, seis na linha do umbigo e quatro no abdome inferior, totalizando 16 centímetros. “Deu um contorno legal, gostei bastante”, 
Cinco dias depois do tratamento, Tamara estava com a cintura modelada e a barriga mais firme

Conheça alimentos rejunecedores que funcionam como cremes anti-idade


Martha Amodio, da clínica Stesis, de São Paulo, explica que muitos fatores são responsáveis pela perda da vitalidade tecidual, tais como o consumo de substâncias tóxicas (corantes, xenobióticos, conservantes, agrotóxicos), o fumo, o álcool e o desequilíbrio nutricional. Outro fator desencadeante a se considerar no envelhecimento é a exposição aos raios ultravioletas. "A irradiação faz com que os níveis tissulares de antioxidantes diminuam, reduzindo as defesas e aumentando, conseqüentemente, o estresse oxidativo, agravando o quadro clínico."
Por isso, consumir os alimentos certos permite que você cuide da pele de forma mais direta. "A dieta é capaz de modular os antioxidantes, mas para que isso ocorra é necessário o bom estado e equilíbrio da função intestinal, grande responsável pela absorção de nutrientes", afirma Martha.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Marketing para ponto de venda leva campanha publicitária

Manequins em tamanho e formas reais é a nova mídia tridimensional que leva a celebridade ao olhar de todos



Já pensou em tocar e saber como são as curvas da cantora Sandy? É isso que será possível com a tecnologia exclusiva da Expor chamada E-Models, que permite o escaneamento digital do modelo e sua perfeita reprodução em um manequim tridimensional em diferentes poses e atitudes.

A nova tecnologia de manequim cria uma atmosfera realista e completa aderência da área de vendas à campanha de marketing, maximizando o investimento em imagem e mídia convencional e reforçando a comunicação do conceito, gerando assim um resultado sensivelmente maior. Além disso, a linha E-Models foi criada para suprir a necessidade de manequins com biotipo da mulher latina, já que tradicionalmente a modelagem segue as européias ou americanas.

O uso de celebridades que emprestam sua credibilidade e carisma às marcas e produtos está consagrado pela sua efetividade. A propaganda cria mais recall e as características positivas são transmitidas, gerando forte empatia com o consumidor. E-Models pode ser usada em bares, lojas de varejo e todo o espaço que possibilita transformar em manequim da marca a campanha publicitária realizada em TVs. “É uma ferramenta de marketing, que ajuda efetivamente na venda, estabelecendo o vínculo da celebridade à marca ou levando ao consumidor o real conceito da peça de roupa".

Sobre a EXPOR Manequins:
A EXPOR Manequins tem 41 anos de existência e é líder do setor na América Latina. A empresa produz bustos e manequins para vitrines e exposição de roupas, acompanhando as tendências mais recentes dos mercados americano e europeu. A atualização da marca não é restrita ao design, mas também às técnicas de produção - o que possibilita a exportação dos produtos para mercados altamente exigentes e qualificados, como o americano, europeu e japonês, entre outros.
Em reconhecimento a este histórico de qualidade e seriedade, em 1992 a Hindsgaul A/S - empresa dinamarquesa líder mundial do setor - concedeu licença exclusiva para a EXPOR produzir no Brasil suas linhas para venda no mercado latino americano. A partir daí, alcançou este segmento com preços competitivos e com característico padrão de qualidade.
Em fevereiro de 2010, a empresa inaugurou seu primeiro show room fora do Brasil, no México. A internacionalização e ampliação do negócio são resultados de intensa pesquisa sobre o mercado local – que durou mais de seis meses.

Serviço
Expor Manequins
11 3887-3205

No Berlitz, japonês se chama “Zico”

O Berlitz, um dos maiores centros de idiomas, treinamento e cultura do mundo, recebe anualmente policiais japoneses, não apenas para aprender o português, mas também conhecer nossos hábitos e costumes.

O objetivo desse intercâmbio é interagir melhor com o grande número de dekasseguis, quando eles retornam ao Japão. Para isso, ficam hospedados em casas de brasileiros, viajam para cidades como o Rio de Janeiro e estudam, em média, 6 horas por dia de português no mês em que ficam em nosso país.

A integração é tanta, que eles costumam adotar nomes brasileiros logo que chegam: Rafael, José, Roberto e até “Zico” são alguns dos escolhidos.


Serviço:
Berlitz 
0800 70 39 555

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DLA - No Programa Você Bonita

 

Confiram Clínica STESIS ao vivo no Programa Você Bonita, TV Gazeta, fazendo um procedimento de DLA que perde na hora 8cm no abdômen.
Sensacional !! E não tem como contestar os resultados.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Marques e Bergstein Advogados Associados tiram dúvidas sobre planos de saúde



O escritório Marques e Bergstein Advogados Associados especializados em Direito do Consumidor, Saúde e Direito Autoral foram destaque em mais de 84 veículos de comunicação. Destacando-se nos jornais Estado de S. Paulo e Diário de S.Paulo e também nos sites do Estadão, Revista Veja, Diário de S.Paulo, Revista Época, Revista Isto É e UOL Notícias, entre outros.



terça-feira, 9 de agosto de 2011


O sucesso da EXPOR Manequins a maior empresa do segmento da américa latina é destaque no Jornal Diário de São Paulo deste domingo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

No mundo globalizado, Berlitz oferece curso para executivo que mantém contato direto com o exterior

Não basta conhecer o negócio, é preciso assimilar também a cultura e os costumes locais, os métodos de negociação e de trabalho em equipe dos países que compõem a multinacional


Em sintonia com os novos tempos, o Berlitz Corporation, em dos maiores centros de idiomas do mundo, oferece o programa Global Leadership Training (Treinamento para Gestores Globais), destinado a treinar pessoas que vão trabalhar em outro país; aquelas que, mesmo morando no Brasil, têm contato com filiais de outros países; e para quem volta a trabalhar aqui, após algum tempo morando no exterior.

O Berlitz sabe que hoje em dia não é suficiente apenas falar bem um ou mais idiomas. Tanto que, há dois anos, adquiriu o TMC (Training Management Corporation), responsável pelo treinamento de seus alunos, principalmente executivos que atuam ou mantém contato com outros países.

Quem dá o caminho das pedras para isso é o Berlitz, que dois anos após adquirir a americana Training Management Corporation (TMG) -de treinamento empresarial- tornou-se também um centro de formação de executivos e foi além do ensino de idiomas, que é um braço desse gigante núcleo multi-cultural e internacional.

*** O Global Leadership Training (Treinamento para Gestores Globais) se divide em três pilares muito complexos, por isso acredito que o Luis não gostou do texto, faltou muita coisa....

1) PILAR NÚMERO UM: Desenvolvimento de talentos globais
Para exercer uma liderança bem sucedida no atual ambiente multi-cultural dos negócios. São subsidiados pela TMC (Training Management Consulting)
Eles ensinam a:
- Fazer negócios em locais específicos
- Suporte a equipes multi-culturais para aperfeiçoarem a comunicação
- Estimular um ambiente inclusivo, tratando da diversidade e buscando as semelhanças
- Desenvolvimento da competência cultural,

2) PILAR NÚMERO DOIS: Treinamento para relocação
- Suporte à famílias transferidas, compreensão dos valores culturais, e adaptação
- Todo aquele conceito de líderes globais, para conseguir ser líder lá tão bem como aqui. - Também oferece o caminho oposto, e ajuda o executivo na volta dele para o Brasil, depois deste período no exterior, para adaptar-se novamente

3) PILAR NÚMERO TRÊS: Treinamento para Business
São baseados no COI ( Cultural Orientations Indicator)
-
Habilidades de gerenciamento intercultural
- Criação de equipes
- Perspectivas globais
- Colaboração virtual
- Habilidades de apresentação
- Assistência médica com competência cultural
- Negociações globais

Quem dá o caminho das pedras para isso é o Berlitz, que dois anos após adquirir a americana Training Management Corporation (TMG) -de treinamento empresarial- tornou-se também um centro de formação de executivos e foi além do ensino de idiomas, que é um braço desse gigante núcleo multi-cultural e internacional.
Com mais de 130 anos de história, o Centro sempre esteve à frente e soube identificar como poucos as demandas do mercado e evoluções de profissionais.
Dominar dois ou mais idiomas e fazer cursos específicos de business, já não são mais suficientes para destacar-se. O desafio hoje é, em âmbito global, conseguir transmitir a mesma força que é exercida na empresa do país de origem, às suas respectivas filiais, matrizes, ou ainda para fechar negócios ou participar de uma apresentação importante.
Em um cenário internacional onde é preciso tomar decisões, lidar com possíveis conflitos, ouvir de maneira ativa e fazer negociações são alguns dos ensinamentos transmitidos pelo Centro de Idiomas, no programa de formação de executivos. O objetivo é prepará-los para as principais situações de um modelo de negócios, assim como transmitir valores importantes no que se refere a etiqueta empresarial, tratamento de pessoas, entre muitos outros, conforme indica Sílvia Freitas, diretora Institucional do Centro: “No Japão, por exemplo, quando acontece a troca de cartões no início da reunião, é necessário olhar fixamente para ele no momento do recebimento, e segurá-lo em mãos durante todo o tempo”, explica Silvia.
Peculiaridades como esta estão presentes nos quatro cantos do mundo, daí a importância de aprofundar-se no assunto para, inclusive, não comprometer o fechamento de um negócio. A diretora estabelece um paralelo com os costumes do Coreia em que um jantar é imprescindível para selar os laços profissionais: “Depois da reunião eles te convidam para comer com o intuito de dar continuidade ao assunto, o que pode ser comprometido simplesmente se for recusado por um ocidental, que prefira voltar para o hotel e descansar”, aponta. Todos estes pontos são destacados no curso, que é personalizado de acordo com os objetivos e o país de destino, e tem muitos anos de história, estudo e pesquisa.

DE LÁ PARA O BRASIL

Quando a situação é oposta, e são os executivos brasileiros que retornam ao nosso país após um período no exterior, o Berlitz também aplica o serviço de coaching. Em um contexto pessoal, a partir da experiência adquirida de cada um, canaliza os pontos positivos e os diferenciais, ajustando-os às necessidades do mercado brasileiro, com uma comunicação assertiva. Para tanto, chega até mesmo a filmar o executivo em ação.
Cenário de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil as perspectivas em território nacional são enormes, e por isso o Centro já está preparado para suprir esta necessidade. 

Berlitz 
0800 70 39 555

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um novo olhar sobre a imagem do manequim


Ao descobrir que o manequim de vitrine era muito mais do que um boneco para pendurar roupas e podia funcionar como importante ferramenta de venda, o empresário Vilemondes Garcia de Andrade Filho, há 42 anos deu início há uma empresa que excedeu o âmbito familiar para tornar-se a líder nacional e na América Latina de um negócio que nem todos ainda conseguem explorar tanto quanto podiam: No manequim que imprime um novo conceito de vendas ao varejo de moda- uma nova forma de pensar no varejo tem dado certo, tendo em vista que o ponto de venda é, literalmente, a vitrine da marca. Pesquisas demonstram que os manequins podem ser responsáveis por mais de 60% da venda de uma loja, graças à atratividade que exercem sobre o cliente que passa, é uma das ferramentas mais democráticas, é peça fundamental na moda, cria a atmosfera para contar a proposta da marca.

A meta da Expor agora é abrir filiais no Chile e na Venezuela - a empresa pretende investir em 2011 800mil para aumentar em mais 1,8 mil metros quadrados a área da fábrica em Avaré (SP). A operação iniciada há dois anos na Cidade do México é acima da esperada: 35% a mais. Para ajudar o lojista, a equipe da Expor não é formada apenas por vendedores, mas por verdadeiros consultores que ajudam quem não tem experiência a escolher o melhor manequim para as necessidades de cada cliente.

O negócio de manequim também projeta a imagem da moda brasileira lá fora, em janeiro a Expor Manequins, participou da NRF, em Nova Iorque, principal evento de varejo de moda. Agora em abril, ainda sem data, traz ao Brasil a estrela do evento.QUAL O NOME? O conferencista que mais despertou o interesse das pessoas na feira. E na palestra, a Expor proporcionará à turma de moda que não pôde ir ao evento o que de mais importante ele produziu.

E tem mais ainda, em março a empresa participa em Dusseldorf, da Euroshop- a mais importante feira de moda da Europa que acontece de 3 em 3 anos.

Todo esse sucesso é alicerçado numa premissa básica: MANEQUIM FAZ VENDER. É, de longe, a mais eficaz ferramenta de venda do varejo de moda. E por isso já ultrapassou os limites das vitrines indo instalar-se também no interior das lojas onde expõem mais peças que vão atrair o consumidor.

Quer vender? Coloca em um manequim.

A trajetória da Expor, que se confunde com a própria história da família Andrade, com seis irmãos convivendo harmoniosamente em clima de muita descontração na mansão na Avenida Brasil (SP) que tem “aqueles bonecos” pendurados na vitrine e poucos sabem o que é, vale a pena ser contada.

Não faltam histórias saborosas, divertidas e de muito estilo no mundo na moda, ainda sob o olhar do patriarca.

Serviço:
EXPOR Manequins
www.expormanequins.com.br
11 3887 3205

DLA - No Programa Você Bonita

 















Quem foi na STESIS, deu adeus a 8 cm....
Quem ainda está com aquela barriguinha e não conheceu este fenômeno, pode conectar-se às 9h desta quinta-feira, na
TV Gazeta, e descobrir ao vivo por que a Drenagem Lipossônica Ativa está fazendo tanto sucesso!!!

11 - 4306-9760

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ARMA NÚMERO UM DO VAREJO DE VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS, MANEQUIM TORNA-SE GRANDE NEGÓCIO

Atenta à importância da exposição para o varejo, a Expor Manequins, líder no mercado latino-americano do segmento, investe em novas tecnologias e lança a linha “Prêt à Porter”

Com 41 anos de experiência nesse mercado, a Expor domina a utilização de manequins como verdadeiras ferramentas de vendas, fazendo ainda com que traduzam a proposta da loja para o público que lhe interessa. Se o produto a ser vendido é para praia, por exemplo, a empresa indica manequins em poses descontraídas e apropriadas a um ambiente à beira mar ou piscina. Dependendo da ousadia do cliente, a vitrine pode até transformar-se em uma verdadeira praia, com manequins sentados ou deitados em postura de quem está tomando sol, por exemplo. São os chamados manequins de atitude, que atraem o consumidor que a loja pretende atingir. Foi-se o tempo em que todos eram idênticos e impessoais.



O fato de a vitrine ser um grande atrativo pode ser medido por um levantamento do Instituto de Marketing Industrial (IMI), mostrando que 86% dos consumidores entram nas lojas atraídos por elas. Uma vez dentro, 60% tomam a decisão de compra. Há hoje, também, uma grande preocupação com a exposição dos produtos dentro dos estabelecimentos.

Segundo o diretor comercial da Expor, Octaviano Andrade, “o manequim deixou de ser um mero cabide para tornar-se uma ferramenta de vendas, fundamental na batalha das lojas pela atenção e preferência do cliente”. Ele conta que hoje as marcas apostam forte na customização, o que estimulou o desenvolvimento de uma ampla variedade de modelos, produzidos de acordo com as necessidades específicas de cada loja. Há gestantes, orientais, esquiadores, esportistas, negros, femininos com seios, pernas e quadris maiores ou menores, adolescentes e até cachorros - a imaginação é o limite.

Além de ajudar a compor a identidade visual da loja, uma vitrine muitas vezes pode compensar a falta de investimento em publicidade, especialmente para o pequeno empreendedor. Em outras palavras, uma boa combinação entre decoração, iluminação e, claro, o insubstituível manequim, é fator essencial para o empresário que busca aumentar seu faturamento.
Manequins da Expor na entrada da CASA COR
Para o diretor de exportações da Expor, Guilherme Andrade, o manequim brasileiro nada deixa a desejar em termos de qualidade, design e tecnologia de produção em comparação com os melhores produtos de outros países. Mais além, seu preço acaba por ser muito mais competitivo. Essa vantagem é responsável pela exportação de manequins pela Expor, para toda a América Latina, África do Sul, Panamá e Estados Unidos. No ano passado, a empresa inaugurou uma filial no México e pretende abrir outra brevemente no Chile. A empresa acumula clientes como Track & Field, Daslu, Lojas Renner, Tommy Hilfiger, C&A, Donna Karan, Riachuelo, Pernambucanas e Marisa, além de muitos outros de pequeno porteorta para os Estados Unidos, África do Sul, Panamá e Chile.

O potencial de crescimento das exportações, porém, não desvia sua atenção do mercado interno, com o varejo em expansão. Segundo estudo divulgado no ano passado pela consultoria AT Kearney, o Brasil figura no topo da lista dos países mais atraentes para varejistas do setor de vestuário, à frente de gigantes como China e Índia. Um dos fatores que impulsionam o mercado interno - avaliado em US$ 37 bilhões e crescendo a taxas de 7% ao ano - é o gasto médio anual do consumidor brasileiro com vestuário: US$ 402, nada menos do que seis vezes mais do que o valor gasto pelo consumidor chinês.

“O lojista brasileiro também está aprendendo a ser mais agressivo para provocar vendas. Vitrine não deve ser paisagem, tem de mudar a cada 15 dias, em média”, ensina Octaviano, notando que, para a Expor, “manequim bom é aquele que atende às necessidades do cliente e sua marca”.

Como a durabilidade de um manequim costuma ser alta, normalmente só é substituído por razões ligadas à reformulação de conceitos da loja - que nos EUA ocorrem em média a cada três anos (há uma década, o prazo era de sete anos). Não há estatística a respeito no Brasil, mas aqui algumas lojas mantêm “famílias” de manequins, que permitem rotação de modelos de acordo com campanhas e épocas especificas. Lojas de ponta chegam até a substituir o manequim de acordo com o produto que vão destacar, na vitrine ou interior (onde ganham cada vez mais espaço como ferramenta de venda).

A Expor pesquisou as principais vitrines de moda de Nova York, Paris e Milão para oferecer como pronta entrega no Brasil aos mercado varejista e de moda uma nova linha, a Prêt à Porter.

Manequins de lojas como Gucci, Dolce & Gabanna e Sacks, entre outras, inspiram a nova coleção. “Pesquisamos o que há de melhor e mais atual no mundo da moda, para trazer ao Brasil. São manequins de atitude, da maior qualidade, versáteis, práticos e prontos para atender as necessidades imediatas do varejo”, diz o diretor internacional da empresa, Guilherme Andrade.

Com os últimos retoques finalizados no início do ano, a linha acaba de ser disponibilizada para comercialização. Os lojistas podem escolher entre diferentes poses os manequins que melhor traduzem o seu próprio conceito, bem como diversas medidas, tamanhos e acabamentos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

EBC no lançamento do primeiro CD e DVD de Carol Celico


Efigênia Menna Barreto e Carol Celico
A diretora geral da EBC Efigênia Menna Barreto, marca presença no evento de lançamento do primeiro CD e DVD de Carol Celico. A noite de autógrafos foi na Saraiva MegaStore do Morumbi Shopping, nessa terça-fedira, (19).
Carol Celico
Efigênia Menna Barreto
No Glamurama

Clínica Stesis promove com Adcos Cosmética evento dedicado à beleza

Tânia Figuerola Nacarato - Gerente Comercial ADCOS/ Renata Tuma - Diretora STESIS/ Efigênia Menna Barreto - Diretora EBC/ Andresa Borges - Gerente Geral ADCOS

A clínica STESIS Centro do Bem-Estar Plástica & Estética e a ADCOS Cosmética de Tratamento realizaram neste sábado (23) um brinde a beleza e bem-estar.
Gente interessante circulou na clínica recém inaugurada nos Jardins, ficando a par das últimas novidades em tratamento para o corpo e o rosto. Nas salas com aquecimento contra o friozinho do fim de semana, muito mimo na aplicação do peeling facial Adcos oferecido às convidadas.
Recebendo o peeling de cristal da Adcos e novidades que deixaram todos por dentro do que existe de mais moderno para tornar a pele ainda mais linda e rejuvenescida.
Quem foi não se arrependeu – e ficou com gosto de quero mais. Até o final de agosto, a Stesis está com uma tabela promocional de preços irresistíveis em parceria Adcos – peelings de cristal, de ácido retinóico de hortelã iluminador e de jessner para clareamento de manchas; tratamentos anti-aging facial e corporal ( com bandagem ) , masssagens para o reequilíbrio energético, botox da Allergan e, ainda, consulta dermatológica. Mais: cirurgião plástico à disposição para uma avaliação – cortesia Stesis.
Agendamento pelo telefone: 11-4306-9760
contato@stesis.com.br
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 281 - Cerqueira César - São Paulo - SP

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Para se dar bem na Inglaterra não basta gostar de muffin

Era só o que faltava.

Agora existe indicador de proficiência para avaliar a capacidade de interação com outras culturas. Criado pelo alemão Joerg Schmitz, que está no Brasil especialmente para seu lançamento, o teste pode ser feito no Berlitz Centro de Idiomas, Treinamento e Cultura, que além de ensinar outras línguas, une as diversidades culturais. Por meio de perguntas simples e diretas é possível verificar se o perfil da pessoa em seu cotidiano é compatível com a cultura do país que irá visitar ou trabalhar. Alguém que leve a esposa em um jantar de negócios, na China, cometerá uma grande gafe e verá o rosto constrangido dos anfitriões. Da mesma forma, aqueles que têm o hábito de chegar atrasados em reuniões, poderão ter dificuldade de adaptação na Inglaterra, onde minutinhos a mais podem cancelar o compromisso. Schmitz é da TMC, braço do Berlitz para treinamentos e autor de dois livros sobre aculturamento.

Contato:
Berlitz

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Gina Elimelek na CASA COR

Ontem, 5 de julho a EBC foi ao evento que sua cliente a arquiteta Lilian Tedesco promoveu com Daniela de Azevedo na CASA COR para presentear Gina Elimelek com jóias desenhadas especialmente para ela, e garantiram uma noite de surpresas e beleza com seu design único em jóias.



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os cuidados que fornecedor e consumidor devem tomar nos pacotes de viagens

As férias chegaram e a vontade de viajar e descansar desperta o desejo de conhecer novos lugares e novos passeios, seja em companhia dos filhos, dos amigos ou mesmo sozinho.


Considerando que férias deve ser sinônimo de prazer e de lazer, é importante que as agências de viagens estejam preparadas para oferecerem programações prestando todas as informações necessárias para que o tão sonhado passeio não se transforme numa frustração de expectativa para os consumidores.

Entre os principais problemas que encontramos nestas contratações temos a falta de informação sobre as reais e atuais condições de hotéis oferecidos em pacotes. Como exemplo, podemos citar: (a) não funcionamento de todas as piscinas, áreas de lazer ou de descanso, quadras de esportes etc; (b) impossibilidade de hospedagem de crianças de determinada faixa etária; (c) distância até os principais pontos turísticos e dificuldade de meios de locomoção; (d) não aceitação de animais, entre outros aspectos que são primordiais no momento da contratação, onde a falta de determinada informação sobre estas condições pode gerar grandes problemas ao consumidor.

Tenha-se presente que tais dados essenciais do hotel, pousada ou outro meio de acomodação devem ser informados pelo agente de viagem, ou seja, não deve aguardar que o consumidor faça estes questionamentos, pois muitas vezes, estas dúvidas só surgem após a contratação.

Assim, considerando que pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor tem o dever de transparência e de informar de maneira clara e objetiva as características de seu produto e serviço, bem como, de forma a evitar um pedido de rescisão contratual por falta de informação essencial, é imprescindível que a agência verifique junto aos hotéis oferecidos eventuais restrições ou condições especiais de hospedagem e repasse estes dados ao interessado na viagem.

Por outro lado, o consumidor que não receber informações detalhadas da viagem e da hospedagem, não deve finalizar a contratação sem que suas dúvidas sejam esclarecidas e devidamente confirmadas.

Para viagens de avião, ultimamente, verificou-se um grande aumento de passageiros que nunca haviam viajado por este meio de transporte, motivo pelo qual, novos problemas surgiram, como por exemplo: (a) informações sobre horários de chegada no aeroporto para realização de check in, (b) número permitido de bagagens por passageiro, assim como o respectivo peso de cada mala, (c) produtos que podem ou não ser embarcados como bagagem de mão ou mediante despacho com a mala, (c) documentos válidos exigidos para o embarque, principalmente internacional, (d) vacinas que devem ser tomadas antecipadamente para ingresso em alguns países.

Assim, considerando que a responsabilidade estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor é solidária, ou seja, todos os integrantes daquela relação contratual ou pacote de viagens, todos os envolvidos na “cadeia de consumo” respondem pelos danos sofridos e pelas dificuldades enfrentadas pelos passageiros, portanto, ainda que a agência de viagens entenda que algumas informações devam ser prestadas pela companhia aérea, é primordial que assuma a postura de agir preventivamente e com boa-fé, no sentido de também prestar estas informações e garantir que o consumidor teve ciência plena destas condições de embarque e encerrou a contratação sem qualquer dúvida.

No tocante aos cruzeiros, em experiências relatadas por responsáveis pelo embarque, verifica-se um alto número de passageiros que são impedidos de embarcar e chegam a chorar e se desesperar em meio ao terminal por não receberem previamente informações sobre: (a) a documentação necessária que deve ser apresentada, principalmente para passeios de navio que ultrapassam as fronteiras do país, como América do Sul e mesmo para os países europeus; (b) autorização para que menores possam viajar sozinhos; (c) horário de apresentação para o embarque; (d) necessidade de cartão de crédito internacional, entre outras.

Muitas vezes algumas informações são prestadas no verso do voucher, no entanto, nota-se um significativo número de passageiros idosos em viagens de navio, razão pela qual, informações escritas em letras pequenas e sem que o agente de viagens destaque estas exigências previamente no momento da contratação, são consideradas insuficientes e, portanto, os fornecedores responderão pelos danos sofridos por estes passageiros.

Portanto, para evitar qualquer alegação de falta de informação, é importante que a agência de viagens elabore um pequeno manual, com letras grandes e em destaque, contendo as principais condições e restrições impostas para o embarque e para o passeio. A agência, por precaução, deve exigir que o consumidor assine uma das vias do manual, como forma de garantir que ele realmente recebeu estas informações de seus funcionários.

Por fim, vale dizer que na impossibilidade de viajar, ou seja, quando o consumidor manifestar o desejo de cancelar a viagem (sem que o cancelamento esteja relacionado com alguma falha na prestação do serviço ou falta de informação), é importante que quando da contratação ele seja previamente informado sobre as condições, prazos e multas pelo cancelamento. A jurisprudência tem admitido a retenção pela agência entre 10% a 20% da quantia paga pelo total da viagem, quantia esta que varia de acordo com o prazo em que a viagem foi cancelada e a data em que se realizaria.

Estas são as principais considerações sobre como evitar as temidas “férias frustradas”, no entanto, nota-se que fornecedores poderão evitar reclamações de seus consumidores se prestarem esclarecimentos sobre dados e condições especiais da viagem, o que, inclusive, gerará confiança entre as partes e certamente este consumidor se sentirá mais tranquilo em buscar novamente este fornecedor para uma viagem.

Por outro lado, embora seja dever do fornecedor prestar alguns esclarecimentos e, ainda que este consumidor possa ingressar com uma ação para cobrar os prejuízos sofridos, na maioria das vezes, nenhuma quantia será suficiente para reparar ou trazer de volta uma viagem em família (quando todos conseguiram conciliar suas férias), uma lua de mel ou mero fim de semana de folga, portanto, recomenda-se que os consumidores exijam informações sobre horários de embarque, documentação e vacinas necessárias, funções ativas dos hotéis e multas na hipótese de cancelamento.

Durante a viagem, na ocorrência de qualquer problema (aluguel de carro, impossibilidade de realização de passeis já pagos, não cobertura pela assistência viagem contratada de algum infortúnio ocorrido), recomenda-se que o consumidor, na primeira oportunidade, envie um e-mail ou entre em contato com a agência para relatar o ocorrido e exigir que quando de seu retorno estas questões já estejam sendo resolvidas.


Fabíola é Advogada associada do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP – área de concentração Direito das Relações de Consumo, Especialista em Relações de Consumo pela PUC/SP – COGEAE, Professora assistente do Curso de Relações de Consumo da PUC/SP - COGEAE, Coordenadora da obra coletiva – “Comentários ao Código de Defesa do Consumidor”, publicado pela Editora Verbatin. E-mail: fabiola.meira@braganascimento.com.br